O cachorro é um amigo para toda a vida.

O cachorro é  um amigo para toda a vida.

sábado, 20 de agosto de 2011

Criando uma Maquina Virtual no Microsoft Virtual pc 2007

Abrimos o Virtual PC 2007 e clicamos no botão “New”.

Na Janela que se abre, clicamos em “Next”

Neste ecrã temos três opções disponíveis. Para criar uma nova máquina virtual de raiz, escolhemos a primeira opção e clicamos em “Next”.

No ecrã seguinte escolhemos o nome e o local onde desejamos guardar o ficheiro de configuração da máquina virtual criada e clicamos em “Next”.


Depois, vamos escolher qual o sistema operativo que vamos instalar na máquina virtual que estamos a criar. Para efeitos deste tutorial vamos escolher a opção Windows XP e clicar em “Next”. Se estiverem a criar uma máquina virtual para outro sistema operativo, deverão escolher a opção que melhor se adequar ao sistema que pretendem instalar.

No ecrã seguinte, temos hipótese de escolher qual a memória que pretendemos partilhar com a máquina virtual. Para o windows XP a opção que vem pré-definida são 128 MB, no entanto, convém aumentar este valor, escolhendo a opção “Adjusting the RAM” e movendo o slider ou introduzindo o valor na caixa do lado direito. Para este tutorial escolhi 512 MB. Este valor pode ser alterado depois da máquina virtual estar criada.

Agora vamos escolher o disco da máquina virtual. Como estamos a preparar uma máquina virtual para a instalação de um novo sistema operativo escolhemos a opção “A new virtual hard disk”.





No ecrã seguinte, vamos configurar o tamanho, nome e localização do disco da máquina virtual. Neste ficheiro .vhd (virtual hard disk) serão guardados todos os ficheiros da máquina virtual. Para o tutorial, escolhi um disco com 20000MB (aprox. 20 GB). O Virtual PC usa um sistema de disco dinâmicos, ou seja, apesar de termos atribuido 20GB ao disco, não são logo ocupados 20 GB no disco do computador hospedeiro, a informação vai aumentado à medida que é necessário, apesar de na máquina virtual vermos sempre o disco com 20 GB. Por isto, é preferível definir um disco maior do que menor, pois caso o disco da máquina virtual fique cheio, é muito complicado aumentar a sua dimensão.

Chegamos ao final da configuração da máquina virtual. Neste ecrã temos o resumo das configurações escolhidas. Basta clicar em “Finish”.

Neste momento já temos disponível a máquina virtual no Virtual PC 2007. Se clicarmos em “Start” a máquina já vai arrancar, mas ainda sem sistema operativo.

No arranque, a máquina virtual necessita efectuar algumas configurações que podem demorar alguns minutos.

Depois fica à espera de um cd para efectuar boot com o novo sistema operativo. Mas isto fica para o próximo tutorial.

No segundo tutorial desta série, explicamos como efectuar a instalação do sistema operativo na máquina virtual que acabamos de criar:
para ver imagens entre em: http://www.istomesmo.com/2008/03/28/tutorial-instalar-um-sistema-operativo-numa-mquina-virtual/

Nenhum comentário:

Postar um comentário