O cachorro é um amigo para toda a vida.

O cachorro é  um amigo para toda a vida.

sábado, 20 de agosto de 2011

tutorial como acessar um pc atraves da rede

Para Voce entrar nos dados do servidor use \\srvdados
para acessar um pc entre em \\nome-do-pc
para desligar um pc digite no cmd (prompt do dos) shutdown -s -f -c "Comentario" -t 10
onde o 10 voce coloca o tempo para desligar em segundos sendo 1 uma hora 3600 segundos
para fazer o pc reiniciar faça o mesmo processo a cima trocando o -s por -r de reboot
para fazer o shutdown pela rede faça assim shutdown -s -f -c "comentario" -m \\nome-do-pc -t 10
para fazer o comando pela rede precisa estar logado no pc use:net use \\estação\ipc$ /user:usuario
estação = nome do pc
 mais informação leia +


+
Existem outros comandos para o shutdown , é só entrar no cmd e digitar shutdown !!!

usar o programa "Advanced IP Scanner" ... ele te dá uma listagem dos IPs ativos (máquinas ligadas) e te dá a opção de reboot e desligar a máquina

sendo que os mesmos estão em rede atraves de um GATEWAY. (Hub).

uso o shutdown para desligar outro computador na rede, dá:poder dar Acesso negado.

no xp tem que ser usar o traço (-) não pode ser a barra

Tem um outro probleminha que estou tentando resolver só que em outro tópico de fórum aqui mesmo. É o seguinte:
Todas as máquinas são iguais (XPSP2, e hardware igual)
Todas estão instalado o VNC. Ele encherga todas as máquinas e vejo todas. O ping no prompt também localiza todas, o comando Net send também no prompt também envia mensagens a todos. Só que quando eu vou digitar na barra de endereços "\\micro01" vem uma tela de acesso negado.
Talvez resolvendo esse problema aí eu consiga usar o comando pra desligar o pc pela rede e montar uma bat pra desligar todos de uma vez só como tá descrito nesse link q vc passou acima.

Já tentei desinstalar o Vnc e nada.... o esquisito é que por outros métodos eu tenho acesso. Isso surgiu pq eu queria instalar a impressora na rede e não tava achando. Aí eu percebi q de nenhum outro micro eu achava outros micros pela barra de endereço, e isso aqui sempre funcionou normal.

mas mesmo assim quando tento dar o comando pra desligar toda ele ainda dá acesso negado.
O -m é pra dar o nome da estação desejada.
Por exemplo

shutdown -r -t 50 -m \\micro01

(isso dentro do shutdown. É só digitar shutdown no prompt q aparece isso)

O "m"é pra indicar que o micro01 que vai ser desligado. O "\\" é só necessidade de colocar mesmo como rede normal


Aí eu entro em outro detalhe: O que eu quero mesmo é o comando pra desligar todos os micros de uma vez pela rede através de um único micro pelo prompt, ou um BAT, mas eu não lembro mais como é que cria uma bat assim pra usar um comando

por curiosidade o que seria o -m ???

o comando
net use \\ESTAÇÃO\ipc$ /user:USUÁRIO

vc tem q colocar o nome da estação q vc vai desligar e o user q está logado ... verifica se fez isso ...

tem que ser com "-" o traço mesmo...
tipo assim:

shutdown -r -t 50 -c "Desligando a porcaria da máquina" -m \\micro09

aí ele desliga em 50 segundos e aparece essa mensagem entre aspas no micro09 (onde eu to)
E onde tem espaços, são espaços mesmo
Mas quando eu mudo o nome do pc de micro09 para qualquer outro vem a mensagem no prompt de "Acesso negado".

>> Logar na máquina q vc vai desligar

Código:
net use \\ESTAÇÃO\ipc$ /user:USUÁRIOESTAÇÃO - vc coloca a que vc quer desligar
USUÁRIO - entre c/ o login de Administrador da estação

>> Desligando o Micro

Código:
shutdown -s /C /Y /T:30 "msg" \\Estação"-s" = Ação p/ Desligar
"/C" = Fechar tudo q estiver aberto
"/T:xx" = Tempo p/ desligar o micro
"/Y" = Salvar Docs
""msg"" = Mensagem
"\\Estação" = Micro que deseja finalizar

É o seguinte:
Gostaria de montar um comando em um Bat pra poder desligar todos os computadores da rede de uma vez só. Testei primeiramente o comando no próprio computador que fico. Ficou assim:
shutdown -s -c "desligando" -m \\micro09

Ai ele veio a mensagem de desligar e desligou em 30 segundos. Também sei como regular esse tempo. É facil. Dá só o comando shutdown no prompt que explica o que é cada comandinho de -s -l -r -t e bla bla bla.

Só que quando eu dou o comando pra \\micro02 por exemplo, ele dá "acesso negado", e eu não sei como permitir esse acesso.
Preciso dar esse acesso pra poder desligar os pcs assim pela rede em comando de DOS.

As vezes eu penso: "Nossa... desligando o pc pelo Dos... como agente as vezes volta no tempo. Mas pelo menos ele funciona né?!"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário